Artigo: Autismo – parte II

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Por: Arthur Micheloni*

Como prometido, vamos entrar novamente no assunto da semana passada, o Autismo.

Desta vez, falaremos um pouco mais sobre os sintomas tentando detalhar todos eles de um modo que fique fácil a interpretação, no próximo artigo, falaremos sobre os tipos e graus e como é feito o tratamento.

É importante salientar que as manifestações citadas nesse tópico são as mais comuns, mas não são condições imprescindíveis para o diagnóstico de autismo. Afinal, o transtorno de espectro autista tem diversas características peculiares em cada indivíduo. Elas devem ser observadas e diagnosticadas por profissionais especialistas na área.

O TEA pode manifestar-se desde os primeiros dias de vida, porém, é mais comum que os pais relatem um período de normalidade antes dos primeiros sintomas. Quando a suspeita acontece enquanto a criança ainda é pequena, o que chama a atenção dos responsáveis é que o bebê é excessivamente calmo ou sonolento. Ele também pode chorar sem consolo durante longos períodos. Outra queixa é que não gosta de colo ou rejeita os pais.

Ao longo, alguns sintomas são:

– Dificuldade de comunicação

Aparece em todos os aspectos da comunicação, sendo verbal ou não. Inclui gestos, expressões faciais, ritmo e modulação da linguagem verbal e linguagem corporal.

– Dificuldade de sociabilização

A incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos e emoções, assim como pela dificuldade na discriminação entre diferentes pessoas. Assim como a ausência de respostas para emoções de outras pessoas, dificultam a socialização.

– Comportamentos repetitivos

Estereotipias motoras. Movimentos repetitivos que não tem função especificas e aparecem em momentos aleatórios. Porém, podem também surgir quando a pessoa está feliz ou nervosa. Existem diversas manifestações desse tipo, como o balançar das mãos e os movimentos negativos, por exemplo, bater a cabeça na parede.

– Dificuldade no uso da imaginação

A dificuldade no uso da imaginação é caracterizada por déficits em várias áreas do pensamento, do comportamento e da linguagem. Um exemplo clássico é a falta de compreensão da comunicação verbal, em que a criança interpreta tudo “ao pé da letra”.

A dificuldade é percebida pelos pais quando a criança brinca, visto que suas atividades são desprovidas de criatividade e há a exploração peculiar dos objetos. A criança com autismo pode passar horas explorando a textura de um animal de pelúcia, por exemplo, em vez de brincar de modo usual com ele.

– Sentidos sensíveis

A maioria das pessoas com TEA tem os sentidos hipersensíveis. Alguns tem sensibilidade ao toque, incomodando-se com certas texturas, por exemplo. Outros já tem a audição bastante aguçada e não suportam ficar em ambientes barulhentos ou com barulhos repetitivos.

– Necessidade de rotina

As características de alguns autistas incluem a necessidade de se prender a rotinas, ou seja, eles querem sempre fazer as mesmas coisas em horários determinados, assim como ter objetos em posições específicas.

Outra manifestação é a falta de aceitação das mudanças. Para algumas pessoas com espectro autista, mudanças na rotina, como fazer caminhos diferentes ou trocar de escola, podem ser muito perturbadoras.

E então, entendeu quais são os principais sintomas de autismo? Indivíduos com esse transtorno precisam de acompanhamento especializado, assim como de atendimento multidisciplinar com médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da área de saúde. Dessa forma, é possível estimular a criança ao desenvolvimento, no seu tempo e respeitando as suas características.

No artigo seguinte, abordaremos os tipos e graus do Autismo e como é feito o tratamento.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

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